V itinerância Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli na América Latina – 2019

A Itinerância Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli é o resultado da colaboração entre a Associação Cultural Ruspoli de São Paulo (Brasil) e o Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti de Vignanello (Itália). Pela quinta vez em 2019, a Itinerância apresenta, na América Latina, suas produções, realizando concertos, conferências, master classes, residências e eventos na América Latina, em colaboração com o Concurso Internacional de Música Barroca Príncipe Francesco Maria Ruspoli e com a contribuição científica do mesmo concurso de estudos de Musicologia.

A primeira fase da Itinerância é o lançamento do IV Concurso de estudos de Musicologia Euro-Latino na América Latina e Caribe, sobre as relações musicais entre a Europa e a América Latina até o século 19 (a cerimônia de premiação acontece em agosto de 2020, em São Paulo), e a apresentação dos “quartetos Concertantes” Pedro Ximenez Abrill Tirado (1784-1856 Sucre Arequipa) publicado pelo Centro Studi (Quaderni Ruspoli música – Libreria Musicale Italiana 2018), no XIII Festival Música Antiqua Esteban Salas em Havana, Cuba, 5 de fevereiro de 2019.

O conjunto de música Antigua Ars Longa Havana, Cuba, estreia os quartetos Op. 56 e 68 de Pedro Ximénez, 9 de fevereiro, como parte da tradicional estreia de obras do patrimônio musical latino-americano no Festival de Esteban Salas.

Além disso, a V Itinerânica apresenta ao público do Festival Esteban Salas, o cravo construído no atelier de alta artesania realizado em Havana, por Andrea Di Maio, durante a IV Itinerância (outubro de 2017; inaugurado em 3 de dezembro de 2017), com a participação de músicos do Ensemble Ars Longa e da cravista francesa Ronan Khalil, em 8 de fevereiro.

Todos os músicos utilizam instrumentos da época e técnicas de execução baseadas em pesquisas musicológicas que recuperam uma forma de tocar que se perdeu no tempo. Seu objetivo é trazer ao conhecimento do público compositores e obras do passado, renovando o interesse e ampliando a compreensão sobre a história da música.

O projeto iniciou no Castelo Ruspoli em Vignanello, próximo à Roma, onde Giada Ruspoli e o Centro Studi criaram em 2009 o Concurso que comemorou 10 anos em 2018. Sob a direção artística de quem escreve, o concurso foi criado para homenagear a memória do Príncipe Francesco Maria Ruspoli (Vignanello 1672 – Roma 1731) e para divulgar o espírito do maior patrono de Roma no século XVIII, que acolheu alguns dos maiores artistas, poetas e músicos como Corelli, Hotteterre, Caldara, Alessandro Scarlatti e Handel.

Anualmente, há duas seções do concurso: música barroca, envolvendo profissionais de música e os instrumentistas e estudos de Musicologia, onde pesquisadores apresentam seus trabalhos na produção barroca. Os trabalhos selecionados estão contidos na Miscellanea Ruspoli.
Por ocasião do 10º aniversário do Concurso Internacional Ruspoli (12-14 de outubro de 2018), o Centro Studi concedeu reconhecimento especial pela carreira musicológica de Ursula e Warren Kirkendale e o reconhecimento para a carreira musical ‘Barroco’ – reservado para os vencedores do 2009-2017 do Concurso – a Filippo Mineccia (controtenor).

Além disso, o Centro Studi realizou o primeiro Congresso Internacional Francesco Maria Ruspoli e seu mundo. O Centro Studi juntou-se a Associação Cultural Ruspoli também para lançar o Concurso de estudos musicológicos Euro-Latino, bienal e a publicação Quaderni Ruspoli (II-2018), onde estão incluídos artigos selecionados do concurso – uma oportunidade para promover a cultura de qualidade musical e cultural intercâmbio entre Europa e América Latina.

Giorgio Monari

Musicólogo, é o diretor artístico do Concurso e da Itinerância Musical Ruspoli. Suas investigações abordaram o estudo da estética da interpretação musical e da história dos conceitos musicais aplicado a diversos períodos da história da música e às relações musicais euro-latino-americanas. Além disso, contribuiu no manual universitário Musiche nella Storia (Carocci, 2017) e na enciclopédia Il Medioevo (2009), editada por Umberto Eco. Publicou em 2017 a tradução italiana dos estudos de Ursula Kirkendale sobre Handel em Roma, Georg Friedrich Händel, Francesco Maria Ruspoli e Roma (LIM, 2017).