Projeto Pedro Tirado

Nasce em 2014 o Projeto Pedro Tirado, para a divulgação do importante repertório instrumental inédito do compositor latino- americano Pedro Ximénez Abrill Tirado (Arequipa 1784 – Sucre 1856), a partir do trabalho do ganhador do primeiro Concurso Ruspoli de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos (2014), José Manuel Izquierdo König (Chile), autor do ensaio «Ilustración y contrailustración de um cuarteto arequipeño (o como escribir um yaraví em el estilo de Haydn)», dedicado al Quarteto concertante op.55 de Pedro Ximénez. Seu trabalho foi publicado no Quaderni Ruspoli I (Studi sulle relazioni musicali euro-latinoamericane, LIM Libreria Musicale Italiana 2016) e, em 2017, na III Itinerância Musical Ruspoli, foi realizada a primeira audição moderna do quarteto em um festival internacional, em colaboração com o Festival Estebán Salas de Havana. Em 2018, o Centro Studi e a Associação publicam a primeira edição dos três quartetos concertantes de Pedro Tirado (LIM Libreria Musicale Italiana).