A Associação Cultural Ruspoli foi criada em 2009 em São Paulo, por Giada Ruspoli, com o objetivo de fomentar o estudo, a divulgação e o diálogo euro-latino-americano em torno da música do período barroco, graças à colaboração com o Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti, de Vignanello (Itália), que realiza o Concorso Internazionale di Musica barocca e Studi musicologici Principe Francesco Maria Ruspoli.

Dentro do Concorso Internazionale Ruspoli, a Associação fundou em 2014 o Concurso de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos, cujos resultados confluem na série dos Quaderni Ruspoli (LIM Libreria Musicale Italiana). A Associacão realiza a Itinerância Musical Ruspoli a partir de 2015. A Associação Cultural Ruspoli conta com a Direção Geral de Giada Ruspoli, Direção Artística de e Coordenação de Produção de Tina Curi.

Giorgio Monari

Musicólogo, é o diretor artístico do Concurso e da Itinerância Musical Ruspoli. Suas investigações abordaram o estudo da estética da interpretação musical e da história dos conceitos musicais aplicado a diversos períodos da história da música e às relações musicais euro-latino-americanas. Além disso, contribuiu no manual universitário Musiche nella Storia (Carocci, 2017) e na enciclopédia Il Medioevo (2009), editada por Umberto Eco. Publicou em 2017 a tradução italiana dos estudos de Ursula Kirkendale sobre Handel em Roma, Georg Friedrich Händel, Francesco Maria Ruspoli e Roma (LIM, 2017).

Confira abaixo as ações culturais realizadas pela Associação Cultural Ruspoli e Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti:

0 (2014)

5 de setembro, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Prêmio de estudos musicológicos euro-latino-americanos e concerto do quarteto de flautas Quintessências.

I (2015)

Ruspoli Vencedores do Concurso 2074 Música Barroca (violino) e Alexey Fokin Amandine Solano 1º de agosto de Museu da Música de Mariana, MG, Brasil, Musicology viver, conferência e Paulo Castagna Giorgio Monari.
8 de agosto, Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu, SP, Brasil, «Sonate», concerto de câmara.

12 de agosto, auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), no programa de Cultura Artística, “um devido … um tre …”, concerto de câmara, dirigido por Luis Otavio Santos.

II (2016)

Vencedores do Concurso Ruspoli da Canção Barroca 2015 e 2013, Valentina Marghinotti e Aurelio Schiavoni.

20 de fevereiro, XI Festival Esteban Salas, Convento de San Francisco de Asis, Havana, «Sopranos e Cavaleiros: Orlando, Quixote e Ópera Barroca», Conj. Ars Longa

3 de agosto, Circolo Italiano, Sáo Paulo, “Conversando sobre o Barroco entre a Itália e Brasil”, conferência de Giorgio Monari.

04 de agosto da UNESP Instituto de Artes, São Paulo, “A música, história e estudos musicológicos entre Europa e América Latina”, Euro-Latino-Americana Prêmio II, estudos musicológicos com Giada Ruspoli, Victor Rondon, Paulo Castagna e Giorgio Monari.

6 de agosto, Santuário Sáo Francisco, São Paulo, no programa de Cultura Artística, “Barroco Sacro”, concerto dedicado a Nicolau de Figueiredo, dirigido por Ricardo Kanji

III (2017)

Vencedor do concurso de música Ruspoli 2016 (cravo), Deniel Perer.

8 de fevereiro, Oratorio San Felipe Neri, Havana, no XII Festival Esteban Salas, “Quartetos de cordas e folclore da Europa para o Peru”, concerto e palestra. 9 de fevereiro, Igreja de São Francisco de Paula, Havana, no XII Festival Esteban Salas, “Nápoles, Roma, Madri e Córdoba”, recital do cravo.

10 e 16 de agosto, Istituto Italiano di Cultura, Lima e Casa da Cultura, Cusco, “Barroco, música e memória na era da globalização”, palestras de Giorgio Monari.

10 de agosto, Basilica Maria Auxiliadora, Lima, recital de órgão de Den iel Perer.

14-16 de agosto, Cusco, Workshop Musical “De sonar et del concertar”, de Deniel Perer.

17 de agosto, catedral de Cusco, recital de órgãos de Deniel Perer, abertura do concerto pelo Conjunto da Capela Imperial de Cusco.

IV (2017 y 2018)

Ganadora del Concurso Ruspoli de Música barroca 2017, Dalma Krajnyák

3 de diciembre, Iglesia de San Francisco de Paula, La Habana, concierto en ocasión de la inauguración del clavicémbalo construido por Andrea Di Maio en La Habana en colaboración con el Conjunto Ars Longa y la XX Semana de la Cultura Italiana en Cuba, por Dalma Krajnyák, Francesco Luigi Trivisano y Conjunto Ars Longa.

20 de agosto, Istituto Italiano di Cultura, São Paulo, presentación del libro «Georg Friedrich Händel, Francesco Maria Ruspoli e Roma», por Paulo Castagna (UNESP) y Giorgio Monari.

22 de agosto, Universidade do Estado de São Paulo, entrega del III Premio Ruspoli de Estudios Musicologicos Euro-Latinoamericanos y lanzamiento del Quaderni Ruspoli II, por Paulo Castagna (UNESP) y Javier Marín (Universidad de Jaen), con la participación del Madrigal P. José Mauricio.

22 de agosto, Universidade do Estado de São Paulo, Masterclass de canto barroco, por Dalma Krajnyák.

24 de agosto, Biblioteca Brasiliana Guita y José Mindlin, en colaboración con la Sociedade de Cultura Artística y la Universidade de São Paulo, Masterclass de violín barroco, por Manfredo Kraemer.

25 de agosto, Santuário São Francisco, São Paulo, en colaboración con el Istituto Italiano di Cultura y la Sociedade de Cultura Artística, concierto «Barroco Sacro», dirección de Manfredo Kraemer, con Marília Vargas soprano y Dalma Krajnyák alto.

3-4 de septiembre, Auditorio y Capilla Santa Maria del Fiore del Istituto Italiano di Cultura, Lima, en colaboración con la Embajada de Italia, «Georg Friedrich Händel y su música entre el Sur y el Norte», conferencia de Giorgio Monari y concierto por Dalma Krajnyák, Yana Piachonkina y María E. Codina.

5 de septiembre, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, en colaboración con el Festival del Barroco Latinoamericano, «Al margen del barroco: la música del ‘Nuevo Mundo’ en los siglos XVI y XIX», conferencia de Giorgio Monari y presentación de los “Cuartetos Concertantes” de Pedro Ximénez por Zoila Vega Salvatierra.

6 de septiembre, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, en colaboración con el Festival del Barroco Latinoamericano, «Georg Friedrich Händel entre el Sur y el Norte», concierto por Dalma Krajnyák y Yana Piachonkina.