A Associação Cultural Ruspoli foi criada em 2009 em São Paulo, por Giada Ruspoli, com o objetivo de fomentar o estudo, a divulgação e o diálogo euro-latino-americano em torno da música do período barroco, graças à colaboração com o Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti, de Vignanello (Itália), que realiza o Concorso Internazionale di Musica barocca e Studi musicologici Principe Francesco Maria Ruspoli.

Dentro do Concorso Internazionale Ruspoli, a Associação fundou em 2014 o Concurso de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos, cujos resultados confluem na série dos Quaderni Ruspoli (LIM Libreria Musicale Italiana). A Associacão realiza a Itinerância Musical Ruspoli a partir de 2015. A Associação Cultural Ruspoli conta com a Direção Geral de Giada Ruspoli, Direção Artística de e Coordenação de Produção de Tina Curi.

Giorgio Monari

Musicólogo, é o diretor artístico do Concurso e da Itinerância Musical Ruspoli. Suas investigações abordaram o estudo da estética da interpretação musical e da história dos conceitos musicais aplicado a diversos períodos da história da música e às relações musicais euro-latino-americanas. Além disso, contribuiu no manual universitário Musiche nella Storia (Carocci, 2017) e na enciclopédia Il Medioevo (2009), editada por Umberto Eco. Publicou em 2017 a tradução italiana dos estudos de Ursula Kirkendale sobre Handel em Roma, Georg Friedrich Händel, Francesco Maria Ruspoli e Roma (LIM, 2017).

Confira abaixo as ações culturais realizadas pela Associação Cultural Ruspoli e Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti:

0 (2014)

5 de setembro, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Prêmio de estudos musicológicos euro-latino-americanos e concerto do quarteto de flautas Quintessências.

I (2015)

Ruspoli Vencedores do Concurso 2074 Música Barroca (violino) e Alexey Fokin Amandine Solano 1º de agosto de Museu da Música de Mariana, MG, Brasil, Musicology viver, conferência e Paulo Castagna Giorgio Monari.
8 de agosto, Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu, SP, Brasil, «Sonate», concerto de câmara.

12 de agosto, auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), no programa de Cultura Artística, “um devido … um tre …”, concerto de câmara, dirigido por Luis Otavio Santos.

II (2016)

Vencedores do Concurso Ruspoli da Canção Barroca 2015 e 2013, Valentina Marghinotti e Aurelio Schiavoni.

20 de fevereiro, XI Festival Esteban Salas, Convento de San Francisco de Asis, Havana, «Sopranos e Cavaleiros: Orlando, Quixote e Ópera Barroca», Conj. Ars Longa

3 de agosto, Circolo Italiano, Sáo Paulo, “Conversando sobre o Barroco entre a Itália e Brasil”, conferência de Giorgio Monari.

04 de agosto da UNESP Instituto de Artes, São Paulo, “A música, história e estudos musicológicos entre Europa e América Latina”, Euro-Latino-Americana Prêmio II, estudos musicológicos com Giada Ruspoli, Victor Rondon, Paulo Castagna e Giorgio Monari.

6 de agosto, Santuário Sáo Francisco, São Paulo, no programa de Cultura Artística, “Barroco Sacro”, concerto dedicado a Nicolau de Figueiredo, dirigido por Ricardo Kanji

III (2017)

Vencedor do concurso de música Ruspoli 2016 (cravo), Deniel Perer.

8 de fevereiro, Oratorio San Felipe Neri, Havana, no XII Festival Esteban Salas, “Quartetos de cordas e folclore da Europa para o Peru”, concerto e palestra. 9 de fevereiro, Igreja de São Francisco de Paula, Havana, no XII Festival Esteban Salas, “Nápoles, Roma, Madri e Córdoba”, recital do cravo.

10 e 16 de agosto, Istituto Italiano di Cultura, Lima e Casa da Cultura, Cusco, “Barroco, música e memória na era da globalização”, palestras de Giorgio Monari.

10 de agosto, Basilica Maria Auxiliadora, Lima, recital de órgão de Den iel Perer.

14-16 de agosto, Cusco, Workshop Musical “De sonar et del concertar”, de Deniel Perer.

17 de agosto, catedral de Cusco, recital de órgãos de Deniel Perer, abertura do concerto pelo Conjunto da Capela Imperial de Cusco.

IV (2017)

Ganadora del Concurso Ruspoli de Música barroca 2017, Dalma Krajnyák

3 de diciembre, Recital Dalma Krajnyák, Iglesia San Francisco de Paula, em ocasião da inauguração do cravo construído por Andrea Di Maio em Havana, em colaboração com o Conjunto Ars Longa e a XX Semana de la Cultura Italiana en Cuba.

(2018)

20 de agosto, Apresentação do livro Georg Friedrich Händel, Francesco Monari Maria Ruspoli e Roma – LIM editora, por Prof. Paulo Castagna(UNESP) e participação de Giorgio Monari, Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

22 de agosto, III Concurso Ruspoli de Estudos musicológicos Euro-Latino-Americanos, Universidade Estadual Paulista.

Masterclasses de Canto barroco, em colaboração com a Universidade Estadual Paulista, com Dalma Krajnyák e Coordenação de Wladimir Mattos(UNESP).

24 de agosto, Violino barroco com Manfredo Kraemer , organização de Mónica Lucas e Marcus Held, em colaboração com a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, Universidade de São Paulo – Escola de Música e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

25 de agosto, Visita ao conjunto franciscano do Largo São Francisco, São Paulo, com monitoria de Frei Alvaci (reitor do Santuário), Igreja do Santuário São Francisco, São Paulo.

Barroco Sacro, Concerto em colaboração com o Istituto Italiano di Cultura, o Santuário São Francisco e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, Igreja do Santuário São Francisco, com direção musical de Manfredo.

Georg Friedrich Händel y su música entre el Sur y el Norte

3 de setembro, Conferencia de Giorgio Monari em colaboração com a Embajada de Italia y el Istituto Italiano di Cultura de Lima, Auditorio do Istituto Italiano di Cultura de Lima

4 de setembro, Recital de Dalma Krajnyák, Yana Piachonkina cravo, Maria Eugenia Codina viola da gamba, Capilla Santa Maria del Fiore – Istituto Italiano di Cultura de Lima.

5 de setembro, Al margen del barroco: la música del ‘Nuevo Mundo’ en los siglos XVI y XIX. Apresentação dos estudos e publicações em colaboração com a Embajada de Italia, Istituto Italiano di Cultura en Lima e o V Festival del Barroco Latinoamericano 2018 – moderador Ivan Zignaigo del Pino, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa